quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Stop-Motion Classics


O ESTRANHO MUNDO DE JACK 
Produzido Por Tim Burton e Dirigido Por Henry Selick (que mais tarde voltaria às origens filmando Coraline de Neil Gaiman) é um Clássico.
Assisti ao Filme aos 10 anos de idade, me falaram que era filme para crianças (estilo Disney só que com bonecos de massinha). Ledo engano. O Estranho Mundo de Jack (NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS) é sombrio, tenso e possui um humor negro apurado.
Crianças de 10 anos não entendiam o filme, ao assistir novamente entendi todo o cinismo e depressão estampada nos Personagens do Reino da Abóbora, entendi que a técnica para filmar não era BONECOS DE MASSINHA e sim o pouco (infelizmente) explorado e valorizado Stop -Motion.
Se fosse um filme de terror seria um Fiasco. Mas como é um filme altamente sarcástico sobre a condição de sentimentos humanos é uma maravilha.
Destaque para Danny Elfman na trilha sonora (ele viria contribuir novamente com Burton em outros trabalhos).
 A NOIVA CADÁVER
 Dirigido e Produzido por Tim Burton, Esta bela Animação não caiu nas graças do povo como o exemplar acima, mas talvez seja até mais profundo que O ESTRANHO MUNDO DE JACK.
Novamente um filme não indicado para criancinhas (a não ser que sejam Superdotadas). A Noiva Cadáver traz a tona temas relacionados a Inveja, Pobreza, Amor não correspondido, ódio, Vingança e um Baita de Humor Negro.
Nem os musicais, mais uma vez capitaneados por Danny Elfman, suavizam o filme.
A história musicada da maldita união arranjada entre um rapaz e uma Noiva Morta, é o pano de fundo para a Comédia física e tiradas inteligentes sobre a Burguesia e seu modo Fake de vida…

E por Último
CORALINE

A graphic novel de Neil Gaiman ganha vida pelas mãos talentosas de Henry Selick, o diretor de O MUNDO ESTRANHO DE JACK.
Incrivelmente belo e abusando das novas tecnologias para dar maior vivacidade ao Stop-motion, Henry Selick nos traz Coraline, uma menina espontaneamente curiosa e destemida, que possui os pais mais chatos do mundo e que mora na casa mais chata do mundo. Tudo muda quando ela encontra um portal que a leva a conhecer “novos pais”, mais legais e bonitos.
Essa é a premissa desse grande roteiro e deliciosa aventura, novamente as crianças irão entender pouco sobre Coraline e o que a Motiva. E para nós (Crianças Mais Velhas) fica a dica, nem tudo que é belo e fácil de ter ou viver é o mais indicado.
Em Coraline, não senti falta de Tim Burton, mas sim das Musicas de Danny ELFMAN.
Não sei o quanto isso é bom ou ruim...
Abs.
Obs.: O post foi uma Dica da Lívia Trujilo, que me pediu pra falar dos dois primeiros filmes…

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu já assisti os 2 últimos filmes citados nesse Blog. Amei são ótimos amores *-* muito legal .




    e quem se interessar em o O ESTRANHO MUNDO DE JACK tem os episódios dublados

    http://www.youtube.com/watch?v=tMsRstxhrSY&playnext=1&list=PL4EDF8A2FCD560BA1




    me add no myspace : http://www.myspace.com/brukaulitz

    bjoo's


    xoxo ;*

    ResponderExcluir